Terrenos para Agricultura: O Que Considerar Antes de Comprar? Ao escolher um terreno para agricultura, é importante considerar a localização, o tipo de solo, a legislação ambiental, a infraestrutura e a topografia.
Localização
- Procure por áreas com boa incidência de luz solar.
- Verifique se o terreno está próximo de mercados consumidores.
- Avalie se o local é de fácil acesso.
- Verifique a segurança da região.
Tipo de Solo
- Solos férteis e bem drenados são ideais para o cultivo de diversas culturas.
- O solo Humífero é o que apresenta as melhores condições de plantio.
Legislação Ambiental
- Verifique se o imóvel tem a porcentagem de reserva legal estabelecida para aquela região.
- Verifique se o terreno está de acordo com as empresas de concessão de luz e água da cidade.
Infraestrutura
- Verifique a infraestrutura disponível na região, como estradas, energia elétrica e acesso a insumos agrícolas.
Topografia
- A topografia do terreno também deve ser levada em consideração.
Documentação
- Certifique-se que a propriedade está dentro das regularidades.
- Solicite os documentos que comprovem as transações anteriores envolvendo o terreno.
O Que Analisar ao Comprar um Terreno para Agropecuária
Primeiro passo para comprar um terreno para agropecuária. É importante observar a infraestrutura da propriedade, as condições logísticas e as rotinas burocráticas que não devem ser esquecidas. Fique atento à legislação ambiental.
Qual o Melhor Terreno para Agricultura?
O melhor solo para o plantio é aquele que disponibiliza água e nutrientes para as raízes das plantas, permitindo um excelente desenvolvimento da plantação. Entre os tipos de solos, o solo Humífero é o mais indicado, pois apresenta as melhores condições de plantio.
O Que Pedir Antes de Comprar um Terreno?
- Solicite os documentos que comprovem as transações anteriores envolvendo o terreno, como contratos de compra e venda e escrituras de transferência de propriedade. Essa análise ajudará a verificar se as transações foram realizadas de forma legal e se o vendedor possui o direito de vender o imóvel.
Documentos a Verificar Antes de Comprar um Terreno Rural
- Além da consulta à matrícula do imóvel ou seu registro para verificar se existem débitos associados ao imóvel, é imprescindível que seja apresentada pelo vendedor a Certidão de Quitação do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural).
Como Escolher um Terreno Rural?
Avalie a finalidade do terreno, seja plantio, criação de animais ou outros. Certifique-se de que o terreno será apto para a materialização do seu plano.
O Que Dá Mais Lucro na Agricultura?
A soja é o produto que mais contribui para o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), apresentando grande demanda internacional.
Como Fazer Escritura de Terreno Rural?
Para fazer a escritura de um terreno rural, é necessário agendar um horário no cartório de notas ou tabelionato. Documentos necessários incluem identificação válida do comprador e vendedor, Certidão de ônus reais, Certidão negativa de débitos municipais, estaduais e federais do vendedor, e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Como Avaliar um Terreno Rural?
No caso do imóvel rural, é avaliado o solo, possíveis plantações, maquinários, equipamentos e as atividades agropecuárias realizadas na propriedade.
Fração Mínima de Parcelamento
Os imóveis rurais podem ser desmembrados ou divididos, desde que seja observada a fração mínima de parcelamento (geralmente não inferior a 2 hectares).
Cuidados para a Compra de um Imóvel Rural
- Verifique a matrícula do imóvel.
- Observe a Fração Mínima de Parcelamento.
- O georreferenciamento.
- A questão ambiental.
Considerações Finais
Antes de fechar negócio, verifique a situação fiscal, a localização, a infraestrutura, a regularidade ambiental e a existência de dívidas do terreno rural em questão. Contrate um profissional, como um advogado ou corretor, para auxiliar na compra.
Alexandre G. Pereira é o criador do blog Imóvel em Foco, ativo desde 2023. Com 23 anos de paixão pelo setor imobiliário, ele acredita que construir ou reformar imóveis é parte do sonho humano de ter um espaço próprio. Seus artigos são fruto de estudos e experiências práticas, sempre focados em ajudar seus leitores.